Linguística Portuguesa I

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2009/2010

Código: LGP10004
Sigla: LPI
Secção/Departamento: zLínguas
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas 2,5 1
Responsável: José Manuel Catarino Soares
Corpo docente: José Manuel Catarino Soares

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Ver Pontos 1 e 5 do programa

Programa

1.Introdução

Esta unidade curricular tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da Língua Portuguesa (LP), uma das suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes.

2.Competências a desenvolver

As que constam da peça instrutória F do plano de estudos deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.

3.Temas e Conteúdos

O sistema nominal da LP (nome-substantivo, nome-adjectivo, advérbio de adjectivo) e as suas categorias endotéticas (género, número, pessoa cardinal, incidência, função sintáctica) e exotéticas (artigo e outros determinativos).

4 . Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.

4.2 Acompanhamento tutorial

De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se dos estudantes a tempo inteiro que sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.

5.Aprendizagens esperadas

No final desta UC, espera-se que os estudantes

− se tenham apropriado dos conceitos e dos métodos subajacentes à análise do sistema nominal da LP.

− sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.

6.Actividades de desenvolvimento ou complementares da unidade

Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências).

7.Avaliação

Avaliação formativa será feita de um modo contínuo, através das actividades propostas nas aulas. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho autónomo de investigação aplicada.

8.Bibliografia

8.1. introdutória

A Aventura das Línguas no Ocidente. Henriette Walter. Terramar. Lisboa. 1996.

Nova Gramática do português Comtemporâneo. Celso Cunha e Lindley Cintra, Edições João Sá da Costa. Lisboa. 1987.

Morfologia Portuguesa. João Lemos Monteiro. Pontes. Campinas. 1991.

8.2. para aprofundamento

Teoria da Linguagem (vol.2). José G. Herculano de Carvalho. Coimbra Editora. Coimbra. 1984.

Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza. Jerónimo Soares Barbosa.Coimbra. 1802 (2ª edição. Lisboa. Typographia da Academia Real das Sciencias, 1830).

Les Mots diversement rangés. Grammaire systématique du portugais. R.A. Lawton. Publications de la Faculté de Lettres, Arts et Sciences, de Nice. Nice. 1994.

Leçons de Linguistique. Vol. 12. Gustave Guillaume. Presses Universitaires de Lille. Lille. Les Presses de l´ Université Laval. Québec. 1993.

Introduction à la psychomécanique du langage (I). La psychosystématique du nom. Ronald Lowe. Les Presses de l´Université Laval. Québec. 2007.


Métodos de Ensino

Ver ponto 4 do programa

Modo de Avaliação

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